3121 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Cinco condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, entre eles o motoqueiro bolsonarista Wellington Luiz Firmino, estão presos na Argentina e agora choram as condições do cárcere enquanto tentam evitar a extradição para o Brasil. Os relatos foram publicados pelo UOL e mostram que os mesmos que zombaram da Justiça brasileira e desrespeitaram a democracia, agora pedem socorro ao governo ultradireitista de Javier Milei, buscando refúgio no país vizinho.
Condenado a 17 anos de prisão por participação ativa na tentativa de golpe, Firmino está detido no Complexo Penitenciário de Ezeiza, em Buenos Aires. Antes disso, passou 49 dias em uma cela precária na província de Jujuy, de onde relatou ter sofrido com insalubridade, buraco no chão no lugar de banheiro e até banho com uma “caneca”. Em sua fala, chegou a dizer que preferia a Penitenciária da Papuda, onde já esteve preso no Brasil.
Apesar de hoje estar numa cela com condições mais brandas — com cozinha, geladeira e TV — os bolsonaristas continuam reclamando. Entre os detentos estão também Joelton Gusmão, Joel Borges e Rodrigo Ramalho. Todos tentam, ao mesmo tempo, escapar da Justiça brasileira e sensibilizar o Judiciário argentino para que não cumpram a extradição, o que será analisado ainda neste mês.
O caso de Firmino revela a hipocrisia de quem atentou contra o Estado Democrático de Direito, zombou do STF — especialmente de Alexandre de Moraes —, e agora tenta usar o discurso de direitos humanos para escapar da punição. Alegando problemas de saúde, Firmino diz que precisa de cirurgia no braço, mas que o atendimento médico tem sido negado, o que faz parte da estratégia de vitimização.
O governo brasileiro já formalizou os pedidos de extradição, mas a Polícia Federal estuda tratativas diretas com a Argentina para garantir o retorno dos criminosos sem precisar acionar a Interpol, evitando exposição diplomática desnecessária. Enquanto isso, os condenados tentam sensibilizar um governo que simpatiza com a extrema-direita brasileira, mas que, até agora, não se pronunciou.
Com informações do UOL
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.