870 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ex-presidente Rafael Correa denunciou nas redes sociais uma possível "megafraude" no segundo turno das eleições do Equador, realizado neste domingo (14). A vitória do presidente de extrema-direita Daniel Noboa, reeleito com 55,75% dos votos contra os 44,25% de Luisa González, da Revolução Cidadã, foi recebida com indignação por setores da esquerda equatoriana e questionamentos sobre a lisura do processo.
Correa afirmou que, historicamente, sempre reconheceu vitórias legítimas dos adversários, mas destacou que desta vez a situação é diferente. Segundo ele, os números apresentados são estatisticamente “impossíveis”, pois Luisa González teria obtido praticamente a mesma votação do primeiro turno, o que contraria todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas até a véspera da eleição. “Cometeram uma megafraude, mas foram longe demais”, escreveu o ex-presidente no X.
Pueblo ecuatoriano:
— Rafael Correa (@MashiRafael) April 14, 2025
Ustedes saben que, a diferencia de nuestros adversarios, siempre hemos aceptado la victoria del oponente cuando ha sido limpia.
Esta vez NO lo es.
Estadísticamente es IMPOSIBLE el resultado. Luisa sacaría prácticamente los mismos votos que en la primera… pic.twitter.com/OzRG2mUoXV
???? Luisa González, candidata de esquerda derrotada nas eleições de hoje no Equador, afirmou que não reconhecerá o resultado declarado pelo órgão eleitoral do país.
— Eixo Político (@eixopolitico) April 14, 2025
Ela denunciou um “fraude grotesca” e prometeu que a sua coligação pedirá a recontagem dos votos. pic.twitter.com/F98mgGrUOK