3391 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, reagiu com veemência neste domingo (13) à proposta absurda feita por Armínio Fraga, um dos homens mais ricos do Brasil e ex-presidente do Banco Central no governo FHC. Durante a Brazil Conference, nos Estados Unidos, Fraga defendeu o congelamento do salário mínimo por seis anos, sugerindo que essa política seria mais eficiente se o dinheiro fosse redirecionado para transferências diretas e serviços públicos.
“Armínio, não é nada pessoal. Nós já conversamos e eu te respeito. Mas você se colocou no lugar dessas pessoas? Você toparia fazer esse experimento de viver com esse salário mínimo congelado por 6 anos?”, disparou Lindbergh nas redes sociais, confrontando diretamente a insensibilidade da proposta.
A fala de Fraga, feita em um evento que reúne representantes da elite financeira e política brasileira, revela mais uma vez o profundo distanciamento de setores privilegiados da realidade do povo. Ignorar o papel do salário mínimo como mecanismo de justiça social, redistribuição de renda e valorização do trabalho é escancarar o desprezo por milhões de brasileiros que dependem dele para sobreviver.
Além de Armínio, outros nomes do mercado e da direita neoliberal já ensaiam discursos semelhantes, tentando emplacar a narrativa de que o salário mínimo é “ineficiente”, enquanto se calam sobre a taxação de grandes fortunas ou os privilégios bilionários protegidos pelo sistema atual.
Ao propor que o salário mínimo seja reajustado apenas pela inflação, sem ganho real, Fraga ataca diretamente os mais pobres, defendendo uma política que condenaria milhões à estagnação e ao empobrecimento. A reação de Lindbergh Farias escancarou o absurdo da proposta: “Você, que é bilionário, aceitaria viver com esse salário congelado por seis anos?”, questionou.
Armínio, não é nada pessoal. Nós já conversamos e eu te respeito. Agora, você se colocou no lugar dessas pessoas? Você toparia fazer esse experimento de viver com esse salário mínimo congelado por 6 anos? pic.twitter.com/b00854wB0n
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) April 13, 2025