1634 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), denunciou neste sábado (12) a gravidade do chamado PL da Anistia, que tramita no Congresso com o objetivo escancarado de livrar Jair Bolsonaro e seus cúmplices das punições pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar classificou o projeto como uma “aberração jurídica e política”, construída para reescrever a história e apagar os crimes cometidos contra a democracia.
Lindbergh destacou que o texto do projeto — redigido por aliados de Bolsonaro — tem o objetivo claro de conceder impunidade a todos os envolvidos em ações golpistas desde outubro de 2022, passando por bloqueios de rodovias, acampamentos ilegais, destruição das sedes dos Três Poderes e até mesmo pela operação terrorista que planejou o assassinato de Lula, Alckmin e Moraes.
O parlamentar alertou para a mudança recente no texto, que amplia ainda mais o escopo da anistia, permitindo que qualquer ato anterior ou posterior ao 8 de janeiro — desde que vinculado ao movimento golpista — também seja perdoado. “Agora fica ainda mais explícito: não tem limite. TUDO que possa ter a ver com essa data, para trás ou para frente, ficaria anistiado. É um escândalo", afirmou.
Para Lindbergh, o artigo 8º do substitutivo é o ponto mais grave, pois extingue todos os efeitos cíveis, penais e políticos dos crimes anistiados, o que reabilitaria Bolsonaro politicamente para 2026, mesmo sendo réu no STF por tentativa de golpe de Estado. “Querem fingir que toda a articulação de Bolsonaro para destruir nosso sistema eleitoral nunca existiu. Estão tentando apagar a história para que ele volte a concorrer. Isso é um ataque direto à democracia”, denunciou.
O deputado reforçou que não há espaço para condescendência com quem tentou destruir o Estado Democrático de Direito. “Chega de anistia pra essa turma do esgoto, que é a mesma dos porões da ditadura. Eles odeiam a liberdade e a democracia. O povo brasileiro não merece isso. É #semanistia”, finalizou.
Acompanhem comigo aqui o que é esse tal PL da Anistia, que virou o instrumento de Bolsonaro para tentar se safar da cadeia. Vou destacar uma parte do projeto original, apresentado ainda no final de 2022:
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) April 12, 2025
“Art. 1º Ficam anistiados manifestantes, caminhoneiros, empresários e todos…