Marco Aurélio Carvalho: "golpe não é passeio, é crime e deve ser punido"

Portal Plantão Brasil
12/4/2025 17:39

Marco Aurélio Carvalho: "golpe não é passeio, é crime e deve ser punido"

0 0 0 0

2403 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, afirmou neste sábado (12) que qualquer tentativa de negociação para anistiar os condenados pelos ataques terroristas de 8 de janeiro é inaceitável e uma afronta à democracia. A declaração é uma resposta à movimentação de parlamentares bolsonaristas, liderados por Hugo Motta (Republicanos-PB), que articulam nos bastidores um acordo com o Congresso, o STF e o governo para suavizar as penas dos criminosos.

Segundo Carvalho, o grupo que reúne juristas, professores e advogados progressistas não aceitará nenhum tipo de pactuação com golpistas. “Não podemos permitir que vulgarizem os episódios de 8 de janeiro e tentem transformar os atos violentos contra as instituições em uma espécie de passeio no parque”, criticou. A tentativa de acordo é liderada por aliados de Jair Bolsonaro, que responde por tentativa de golpe e conspiração contra o Estado Democrático de Direito.

Para o jurista, qualquer revisão das penas deve ser feita exclusivamente pelo STF. “Se houver exagero, que se corrija no âmbito do Judiciário. Fora disso, é vergonha e covardia”, afirmou. Ele também alertou que não há espaço para contemporizações com quem tentou destruir a democracia e que o governo Lula deve manter uma posição firme. “Se o governo estiver negociando isso, temos uma diferença insuperável”, declarou.

As articulações de bolsonaristas para salvar aliados e até o próprio Bolsonaro — acusado de tramar o assassinato do presidente Lula e outras autoridades na operação "Punhal Verde Amarelo" — têm encontrado resistência não apenas na sociedade civil, mas também dentro da base governista. O Prerrogativas cobra coerência e repudia qualquer tentativa de relativizar os crimes de 8 de janeiro.

Com informações da Folha de S. Paulo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians