1636 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul indiciou Vinícius Krug de Souza, estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por apologia ao nazismo. O jovem compareceu à cerimônia de colação de grau com uma suástica desenhada no rosto, símbolo notoriamente vinculado ao regime nazista. O caso ocorreu em fevereiro e o inquérito foi encerrado no início de abril.
Durante a investigação, foram ouvidos membros da direção da UFRGS, como o vice-reitor e o coordenador de segurança, além de familiares e amigos do estudante. Krug negou qualquer ligação com o nazismo e alegou que a suástica seria de origem hindu, como parte de um suposto interesse na cultura indiana. No entanto, a polícia concluiu que o desenho era a “cruz gamada”, símbolo apropriado por Hitler e utilizado por grupos extremistas.
A investigação também identificou outros símbolos no rosto de Krug que remetem a ideologias neonazistas. Para agravar, a música escolhida pelo estudante na formatura também foi considerada como tendo conotação apologética ao nazismo. Aparelhos eletrônicos de Krug foram apreendidos e seguem em perícia.
A apologia ao nazismo é crime previsto na Lei nº 7.716/89, com pena de até cinco anos de prisão. O caso agora está nas mãos do Judiciário. A UFRGS, por sua vez, afirmou que repudia qualquer manifestação de ódio e discriminação.
Com informações da CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.