3101 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou duramente, nesta sexta-feira (11), parlamentares que apoiam o projeto de anistia aos envolvidos nos atos terroristas de 8 de janeiro, especialmente os que integram a base do governo Lula. “Não dá para achar normal que deputados da base assinem um projeto de anistia para quem tentou matar o Lula”, afirmou o líder petista na Câmara, ao lembrar que o projeto de lei, articulado por Jair Bolsonaro, beneficia diretamente o próprio ex-presidente, hoje réu por tentativa de golpe de Estado.
Lindbergh classificou como escandalosa a defesa de uma “anistia ampla, geral e irrestrita” feita por Bolsonaro, que segundo ele visa evitar sua responsabilização pelos crimes que orquestrou, incluindo a chamada operação “Punhal Verde Amarelo”, que previa o assassinato do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
O parlamentar também deu um recado direto aos deputados governistas que assinaram o pedido de urgência para votação do projeto. “É hora desses deputados definirem se querem ou não continuar na base do governo”, alertou, cobrando coerência política e lealdade ao projeto de reconstrução do país liderado por Lula.
Lindbergh destacou que o Ministério Público ofereceu acordos de não persecução penal aos condenados, com medidas alternativas como restrição de redes sociais e cursos sobre democracia. Porém, quase metade dos envolvidos se recusou a aceitar, o que, segundo ele, evidencia a natureza radical da extrema-direita bolsonarista e seu desdém pela legalidade.
O líder petista reiterou que somente o STF pode revisar penas ou discutir eventuais flexibilizações, e que o Congresso Nacional não tem autoridade para interferir em decisões judiciais. “O fundamental é que Bolsonaro e os generais golpistas sejam julgados, condenados e presos. Sem anistia!”, concluiu.
Bolsonaro só se preocupa com o próprio umbigo. Ontem ele disse “não nos interessa redução de pena, mas anistia ampla, geral e irrestrita”. CAIU A MASCARA!
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) April 11, 2025
Ele não está preocupado com ninguém que está preso, ele só pensa nele. ANISTIA AMPLA GERAL E IRRESTRITA é para fugir da…