Brasil e México devem liderar nova fase econômica da América Latina

Portal Plantão Brasil
11/4/2025 15:25

Brasil e México devem liderar nova fase econômica da América Latina

0 0 0 0

959 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Durante sua participação na 9ª Cúpula da CELAC, em Tegucigalpa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com a presidenta do México, Claudia Sheinbaum, e propôs o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países. Defensor incansável da integração latino-americana, Lula sugeriu a realização de encontros empresariais bilaterais no México e no Brasil, nos moldes do que já foi articulado com o Japão. O objetivo é abrir novas oportunidades de negócios e consolidar uma parceria estratégica que beneficie ambas as nações.

Lula destacou que Brasil e México, as duas maiores economias da América Latina, devem liderar iniciativas para impulsionar o comércio regional e promover a cooperação econômica. “É fundamental estarmos juntos para fortalecer tanto a América Latina quanto o comércio bilateral”, afirmou o presidente brasileiro. Os encontros empresariais, segundo ele, devem ocorrer a cada dois anos e servir como pontes para aproximação do setor produtivo dos dois países.

O presidente também criticou com veemência o isolacionismo comercial promovido pelos Estados Unidos, que vêm aplicando tarifas unilaterais contra países como Brasil e China. Para Lula, essas ações sabotam o multilateralismo e representam uma ameaça à estabilidade econômica mundial. “Não é aceitável a hegemonia de um país sobre os demais. Cada nação deve ter sua soberania respeitada”, declarou.

Lula reafirmou o compromisso do Brasil com o diálogo e a diplomacia como caminhos para o desenvolvimento. “Aqui se resolve tudo com conversa, com negociação. O Brasil quer crescer com paz, acordos e respeito mútuo”, disse, reiterando o modo de governar que contrasta com o autoritarismo e a agressividade da extrema direita derrotada nas urnas.

Ainda na cúpula da CELAC, Lula reforçou a proposta de uma candidatura única da América Latina e do Caribe para que uma mulher assuma a secretaria-geral da ONU. “O século 21 pode ser o século da mulher. Elas têm mostrado mais sensibilidade e competência em muitas áreas”, afirmou, defendendo um protagonismo feminino global.

A atuação de Lula reafirma o lugar que o Brasil voltou a ocupar no mundo: uma nação soberana, respeitada e disposta a liderar pela diplomacia e pela cooperação. A era dos capachos subservientes acabou. Agora é tempo de reconstrução e protagonismo.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians