532 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Durante um encontro com o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez em Pequim, o presidente da China, Xi Jinping, destacou o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva como coautor de um artigo em defesa do multilateralismo e do bem comum da humanidade. O texto, assinado também pelo presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, enfatiza a necessidade de ações coordenadas para enfrentar desafios globais como desigualdades crescentes, mudanças climáticas e o déficit de financiamento para o desenvolvimento sustentável. ?
A menção de Xi Jinping a Lula ocorre em meio a tensões comerciais entre China e Estados Unidos, intensificadas por novas tarifas impostas pelo governo norte-americano. O presidente chinês criticou o isolacionismo e o unilateralismo, defendendo a cooperação internacional como caminho para a paz e o progresso global. ?
Lula e Xi Jinping têm alinhado discursos em fóruns internacionais, especialmente em defesa da reforma de instituições multilaterais como a Organização das Nações Unidas (ONU). O presidente brasileiro tem criticado o enfraquecimento desses órgãos e defende maior participação dos países em desenvolvimento nas decisões globais. ?
O artigo mencionado por Xi Jinping serve como preparativo para eventos estratégicos em 2025, como a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada em Belém (PA), e a próxima cúpula do G20. A atuação de Lula reforça o papel do Brasil como protagonista na promoção da paz e da cooperação entre os povos. ?
Assista ao vídeo postado pela parlamentar Jandira Feghali no X:
Enquanto a extrema direita brasileira bajula os EUA e torce contra o Brasil, Lula é reconhecido como liderança mundial.
— Jandira Feghali ?????? (@jandira_feghali) April 11, 2025
Hoje, o presidente da China, Xi Jinping, citou Lula como coautor de um artigo em defesa do multilateralismo e do bem comum da humanidade. Isso enquanto… pic.twitter.com/4dPzsusp9E