1302 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta sexta-feira (11), com a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen. Durante o diálogo de cerca de 40 minutos, Lula reforçou o compromisso do Brasil com o multilateralismo e a cooperação internacional, reafirmando também o apoio à soberania da Groenlândia diante da pressão dos Estados Unidos.
Lula convidou Frederiksen a visitar o Brasil no segundo semestre para participar da COP30, que ocorrerá em Belém (PA), e da Cúpula Brasil-União Europeia, ainda sem data definida. O presidente destacou a importância da presença da líder dinamarquesa nos dois eventos, com foco na agenda ambiental e no fortalecimento de laços entre as duas regiões.
No centro da conversa esteve o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Ambos manifestaram disposição em avançar com o tratado, especialmente agora que o Brasil preside temporariamente o Mercosul e a Dinamarca assumirá o comando do Conselho da União Europeia. O contexto geopolítico, agravado pelo tarifaço imposto por Donald Trump, aumentou a urgência por alternativas de cooperação entre países comprometidos com o livre comércio e o desenvolvimento sustentável.
Lula também declarou apoio à Dinamarca no que diz respeito à Groenlândia, alvo de pressões de caráter expansionista por parte dos Estados Unidos, e reiterou a solidariedade brasileira ao território dinamarquês. O presidente ainda comentou os esforços diplomáticos do Brasil junto à China para promover o fim do conflito na Ucrânia, por meio do Grupo de Amigos da Paz, reafirmando os princípios da diplomacia e da resolução pacífica de conflitos.
Recebi o telefonema da primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, hoje pela manhã. Reforcei o convite para que a primeira-ministra visite o Brasil no segundo semestre, tanto para participar da COP-30 quanto da Cúpula Brasil-União Europeia, cuja data ainda será definida.…
— Lula (@LulaOficial) April 11, 2025