1145 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dará início, entre os dias 14 e 25 de abril, à maior campanha de vacinação já realizada nas escolas públicas brasileiras. A meta é imunizar 27,8 milhões de estudantes com até 15 anos de idade em mais de 109 mil instituições de ensino espalhadas por 5.544 municípios — 80% do total de escolas públicas do país.
A iniciativa, fruto de uma articulação entre os ministérios da Saúde e da Educação, visa atingir 90% de cobertura vacinal do público-alvo. Serão aplicadas vacinas contra doenças como febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano, coqueluche, meningite e HPV. As equipes do SUS atuarão diretamente nas escolas e, quando necessário, os estudantes serão encaminhados às Unidades Básicas de Saúde, com autorização dos responsáveis.
O investimento do governo federal é de R$ 150 milhões, dos quais R$ 134 milhões foram direcionados aos municípios. A campanha terá impacto direto sobre populações mais vulneráveis: mais da metade das escolas participantes atendem majoritariamente alunos beneficiários do Bolsa Família, além de instituições em áreas indígenas e quilombolas.
Outro destaque da ação é o lançamento da Caderneta Digital de Saúde da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital. O recurso permitirá às famílias acompanhar em tempo real o histórico vacinal, além de receber lembretes sobre reforços e outras informações de saúde infantil. A plataforma reúne dados clínicos, histórico médico, crescimento, vacinação, nutrição e saúde bucal, promovendo uma visão integrada do cuidado com a infância.
O ministro Alexandre Padilha destacou a importância da estratégia: “Estamos levando a saúde até onde as crianças estão, com tecnologia e cuidado. É mais uma ação concreta de reconstrução do SUS com foco na proteção e no futuro do nosso povo”.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.