424 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo Lula segue avançando em políticas públicas para proteger os jovens brasileiros. Nesta quinta-feira (10), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, lançou a “Crescer em Paz”, uma ampla estratégia nacional voltada à proteção de crianças e adolescentes contra violências e riscos sociais. A cerimônia ocorreu no Palácio da Justiça, em Brasília, e contou com representantes de vários ministérios e organismos internacionais.
A estratégia prevê 45 medidas articuladas entre secretarias do MJSP, com apoio da ONU e outros ministérios, como Saúde, Educação e Direitos Humanos. O objetivo é prevenir violências, acolher vítimas, garantir acesso à justiça e ampliar a proteção nos ambientes digitais. Ao todo, estão previstos R$ 82 milhões em investimentos já em 2025.
Entre os eixos da iniciativa estão: combate à insegurança e vulnerabilidade; fortalecimento do sistema de justiça; proteção digital; e apoio às chamadas jornadas vulneráveis, como o tráfico de pessoas. Estão previstas ações como criação de comitês para regular o acesso digital por menores, atualização da Classificação Indicativa, ampliação do Pronasci Juventude e implantação de núcleos do programa Cria em vários estados.
Durante a solenidade, Lewandowski assinou portarias que criam novos mecanismos de verificação etária online e para o recebimento centralizado de denúncias de crimes digitais. Também foi lançado um Estatuto da Juventude em versão da Turma da Mônica Jovem, para conscientização de adolescentes sobre seus direitos.
A secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda, destacou que o Brasil precisa garantir às novas gerações um ambiente de paz e respeito. Já a representante da ONU, Najat Maalla M’jid, afirmou que a estratégia brasileira deve se tornar referência internacional na proteção da infância.
O programa Crescer em Paz reafirma o compromisso do governo Lula com os direitos humanos e com uma política de segurança pública cidadã, que protege os mais vulneráveis e aposta na prevenção como caminho para um futuro justo e seguro para todos.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.