5066 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Nesta sexta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado às pressas em um hospital em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, após sentir fortes dores abdominais atribuídas a complicações da facada sofrida em 2018. A internação ocorreu no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) publicou o acórdão que o torna réu por tentativa de golpe de Estado.?
Apesar do mal-estar, Bolsonaro participou de compromissos políticos ao lado do senador Rogério Marinho (PL-RN), incluindo interações com apoiadores. Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram o ex-presidente aparentemente bem-disposto, inclusive erguendo uma criança durante um evento.?
O acórdão do STF formalizou a aceitação da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e outros sete aliados, incluindo figuras como Anderson Torres, Augusto Heleno e Mauro Cid. Eles são acusados de crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.?
Wikipédia, a enciclopédia livre
Com a publicação do acórdão, os réus têm cinco dias para apresentar suas defesas prévias, indicando testemunhas e argumentos. Após essa fase, ocorrerão as audiências para oitiva das testemunhas e interrogatórios dos acusados. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, será responsável por elaborar seu voto, que será submetido à apreciação dos demais ministros da Primeira Turma do STF.?
A internação de Bolsonaro coincidiu com esse avanço no processo judicial, levantando especulações sobre seu estado de saúde e as implicações políticas do caso. A defesa do ex-presidente ainda não se pronunciou oficialmente sobre a internação ou sobre os próximos passos no processo judicial.?
O desdobramento do caso é acompanhado de perto por analistas políticos e pela sociedade, dado o impacto das acusações sobre a estabilidade democrática e o futuro político do país.?
Assista: