455 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), criticou duramente os parlamentares da base governista que assinaram o requerimento de urgência para o projeto de lei que tenta anistiar golpistas do 8 de janeiro. Para ele, é inaceitável que deputados com espaço no governo Lula apoiem uma proposta que ameaça a estabilidade institucional do país. “Quem é governo precisa se posicionar com responsabilidade. Esse projeto não é razoável”, afirmou.
O requerimento tem como objetivo acelerar a tramitação do PL da Anistia, permitindo que ele vá direto ao plenário da Câmara. Até o momento, 251 deputados já assinaram o pedido, entre eles nomes de partidos que integram o governo federal, como União Brasil (37), PP (34), Republicanos (25), PSD (23) e MDB (21).
Lindbergh revelou que está em articulação com o líder do MDB, Isnaldo Bulhões, para contatar deputados da base que aderiram ao projeto. Segundo ele, muitos desses parlamentares têm cargos no governo e precisam ser cobrados por suas atitudes. “Se assina isso, não quer ficar no lado do governo”, disse.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também se manifestou contra o avanço do projeto. Ela afirmou confiar no presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que prometeu não levar o texto à votação, justamente para evitar uma crise institucional. “Confio muito na palavra do Hugo Motta de que esse projeto não irá a voto”, afirmou.
Gleisi também destacou que muitos deputados podem ter assinado o requerimento sem conhecer o conteúdo real do projeto, que, segundo ela, não trata apenas da redução de penas para réus do 8 de janeiro, mas inclui a anistia a Jair Bolsonaro e aos generais envolvidos na tentativa de golpe. “Isso não pode acontecer jamais”, declarou.
Ela completou dizendo que é possível debater algum tipo de mediação para penas de envolvidos menores, mas que anistiar os mandantes do golpe seria uma afronta à democracia e ao Estado de Direito. “Estamos falando dos responsáveis, e isso é inegociável”, concluiu.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.