Rejeição dispara após Tarcísio colar em Bolsonaro e defender anistia

Portal Plantão Brasil
10/4/2025 16:37

Rejeição dispara após Tarcísio colar em Bolsonaro e defender anistia

0 0 0 0

3913 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Apesar de tentar se firmar como alternativa bolsonarista para 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vem enfrentando aumento na rejeição popular. Segundo levantamento do Datafolha divulgado nesta quarta-feira (10), a reprovação ao seu governo dobrou em dois anos, passando de 11% para 22%, enquanto a aprovação estacionou em 41%. A pesquisa foi feita com 1.500 entrevistados entre 1º e 3 de abril em 81 municípios paulistas.

O cenário mostra que, embora ainda conte com certo apoio, o desgaste cresce, sobretudo após sua adesão pública à campanha por anistia aos terroristas bolsonaristas presos pelos ataques de 8 de janeiro. A tentativa de agradar o bolsonarismo radical está cobrando um preço alto, especialmente na Grande São Paulo, onde 28% dos entrevistados reprovam sua gestão e apenas 33% aprovam. No interior, a avaliação é mais favorável: 48% aprovam e 16% reprovam.

A comparação com antigos governadores paulistas expõe a fragilidade da gestão Tarcísio. No mesmo ponto do mandato, Geraldo Alckmin (PSB) e José Serra (PSDB) desfrutavam de aprovações de 52% e 53%, respectivamente, superando com folga o desempenho do ex-ministro de Bolsonaro. Ainda assim, o governador mantém apoio consolidado entre evangélicos (71%), pessoas com mais de 60 anos (74%) e eleitores com ensino fundamental (66%).

A pesquisa também mostra que Tarcísio não é unanimidade nem mesmo entre eleitores do PT. Entre os petistas ouvidos, 36% aprovam a gestão, 34% consideram regular e 27% reprovam. Embora esses números possam parecer positivos, eles indicam que o governador não consegue polarizar com Lula como esperava, tampouco conquistar hegemonia entre eleitores conservadores.

Tarcísio tenta negar, publicamente, qualquer intenção de concorrer à presidência em 2026, alegando que seu foco é a reeleição no estado. No entanto, seus gestos políticos apontam para o contrário. A aliança com Bolsonaro, que afunda cada vez mais em escândalos, pode custar caro. O eleitorado paulista, atento, parece estar percebendo a incoerência de um governo que se vende como técnico, mas se curva aos interesses do extremismo antidemocrático.

Se Tarcísio segue colado a Bolsonaro, as pesquisas indicam que os paulistas não estão dispostos a seguir no mesmo caminho.
Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians