Esquema criminoso de prefeito aliado de Tarcísio envolve propinas a igreja evangélica

Portal Plantão Brasil
10/4/2025 16:03

Esquema criminoso de prefeito aliado de Tarcísio envolve propinas a igreja evangélica

0 0 0 0

602 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Polícia Federal encontrou indícios que envolvem diretamente o prefeito bolsonarista de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), num esquema criminoso que teria desviado recursos da saúde pública. As investigações apontam para pagamentos de propina ligados à igreja evangélica “Cruzada de Milagres”, onde Manga atuava como missionário antes da vida política. O dinheiro, segundo a PF, era movimentado por meio de transações imobiliárias e depósitos em espécie destinados a amigos e parentes do prefeito.

A operação, deflagrada nesta quinta-feira (10), ocorreu em 12 cidades e mira um contrato sem licitação firmado em 2021 entre a prefeitura e a organização social Aceni para a gestão de uma UPA. A quebra dos sigilos bancários revelou movimentações suspeitas que envolvem também secretários municipais e a igreja comandada por uma parente da esposa de Manga. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 20 milhões e proibiu a Aceni de firmar novos contratos com o poder público.

Entre os investigados estão Sergio Peralta, presidente da Aceni, e os sócios da empresa AP Engenharia Clínica: Paulo Korek de Farias, que também é presidente do clube Água Santa, e Anderson Luis Santana, já investigado por tráfico de drogas. A Polícia Federal considera o caso grave e apura crimes como corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.

Durante a operação, o prefeito ironizou a ação nas redes sociais, tentando desviar o foco das denúncias. Em um vídeo, minimizou os fatos ao citar a apreensão de “bolo de cenoura” e “Pokémon do filho”, tentando transformar um grave caso de corrupção em piada. Manga também tentou atribuir a ação à suposta perseguição do presidente Lula, omitindo que está sob investigação desde 2022, ainda durante o governo Bolsonaro.

Essa já é a quarta investigação envolvendo o prefeito. Em 2023, teve bens bloqueados por superfaturamento em kits escolares e foi alvo de outra operação por fraudes em licitações. Agora, busca inverter a narrativa, dizendo ser vítima de forças ocultas após anunciar pré-candidatura à Presidência, caso Bolsonaro continue inelegível.

Aliado direto de Tarcísio de Freitas, Manga tenta se projetar nacionalmente, mas os escândalos se acumulam. A PF, por sua vez, segue aprofundando as investigações sobre o esquema que envolveu desvio de dinheiro público, favorecimento de empresas suspeitas e possível lavagem por meio de instituições religiosas.
Com informações

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians