6431 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (11) a Operação Copia e Cola, que investiga um escândalo de corrupção na área da saúde de Sorocaba (SP), envolvendo o prefeito bolsonarista Rodrigo Manga (Republicanos), aliado direto do governador Tarcísio de Freitas. Agentes apreenderam uma verdadeira fortuna escondida em caixas, cofres, armas de fogo e até um carro de luxo — um Porsche avaliado em mais de R$ 1 milhão.
A ação é resultado de investigação iniciada ainda em 2022, muito antes de qualquer delírio persecutório propagado pelo prefeito nas redes sociais. A PF apura fraudes milionárias na contratação de uma Organização Social (OS) para gerenciar serviços de saúde da cidade. Há suspeitas de lavagem de dinheiro via depósitos em espécie, boletos e negócios imobiliários. A Justiça autorizou o bloqueio de R$ 20 milhões dos investigados.
Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em 13 cidades paulistas e também em Vitória da Conquista, na Bahia. Entre os alvos estão a casa de Manga, a sede da Prefeitura de Sorocaba, a Secretaria de Saúde e o diretório do Republicanos. Além do Porsche, armas e dinheiro, uma residência de empresário envolvido no esquema abrigava um arsenal impressionante.
Manga, conhecido como "prefeito tiktoker", já era alvo de outras investigações — entre elas, suspeita de superfaturamento em kits escolares e denúncia por racismo após vídeo com encenação policial que reforçava estereótipos contra jovens negros. Agora, tenta fugir do foco da PF mirando, sem fundamento, o presidente Lula, em mais uma manobra diversionista típica do bolsonarismo.
O prefeito, que disse à CNN cogitar disputar a Presidência da República caso Tarcísio não entre na corrida, tem flertado com o PRTB e conta com o apoio do presidente do Republicanos, Marcos Pereira. Mesmo afundado em denúncias e aliado a investigados, continua se apresentando como alternativa nacional.
Os crimes investigados incluem corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, contratação ilegal e frustração de licitação. Até o momento, não foram emitidos mandados de prisão. A operação coloca mais uma vez sob holofotes a lama que cobre a ala bolsonarista, cada vez mais exposta à medida que a justiça avança.
Veja as fotos da apreensão pela PF:
Com informações de O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.