662 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), voltou a apelar ao vitimismo bolsonarista ao afirmar em vídeo que estaria sendo perseguido por Lula, após ser alvo da Operação Copia e Cola da Polícia Federal. A investigação, no entanto, começou ainda em 2022, antes da eleição de Lula ou da própria pré-candidatura de Manga à Presidência.
No vídeo publicado nas redes, Manga afirma estar sendo atacado por “incomodar com sua ascensão”, mas ignora que a operação investiga fraudes na contratação de uma Organização Social para atuar na saúde da cidade. Há indícios de lavagem de dinheiro por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negócios imobiliários. A Justiça autorizou o bloqueio de R$ 20 milhões em bens dos envolvidos.
Durante a operação, que se estendeu por 13 cidades de São Paulo e da Bahia, a PF cumpriu 28 mandados de busca e apreensão. Foram alvos a casa de Manga, a sede da Prefeitura de Sorocaba, a Secretaria de Saúde e o diretório municipal do Republicanos. Armas, dinheiro em espécie e um carro de luxo foram apreendidos.
Rodrigo Manga já acumula uma série de escândalos. Em 2023, teve bens bloqueados por suspeita de superfaturamento em kits de robótica escolar, alvo de outra operação da PF com a CGU. Também responde a denúncia por racismo após simular uma abordagem policial que estereotipou jovens negros.
O prefeito, conhecido por seus vídeos no TikTok, tenta agora transformar investigações sérias em palanque político, jogando para sua base bolsonarista e tentando desviar o foco das graves acusações. Apesar da retórica, a PF segue rastreando o rastro do dinheiro desviado da saúde pública de Sorocaba.
A estratégia é clara: posar de perseguido por Lula enquanto a Justiça investiga o que parece ser mais um caso de corrupção no entorno do bolsonarismo.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.