Congresso pode aprovar, mas STF deve enterrar anistia aos bolsonaristas

Portal Plantão Brasil
10/4/2025 10:51

Congresso pode aprovar, mas STF deve enterrar anistia aos bolsonaristas

0 0 0 0

5314 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Mesmo que o Congresso Nacional aprove o projeto de anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que a palavra final será da Corte. Segundo fontes ouvidas sob reserva, o entendimento predominante entre os magistrados é que a proposta seria inconstitucional.

A avaliação se baseia na Lei nº 14.197/2021, que tipifica crimes contra o Estado Democrático de Direito, e no artigo 5º, inciso XLIII, da Constituição Federal. Esse trecho determina que são inafiançáveis e insuscetíveis de anistia crimes como terrorismo, tortura e os cometidos por grupos armados contra a ordem constitucional.

Para o STF, os ataques protagonizados por bolsonaristas se enquadram como atos terroristas e ofensivas diretas ao Estado Democrático de Direito. A tentativa de golpe, com destruição de prédios públicos e associação criminosa, configura crime gravíssimo e não pode ser perdoada.

Mesmo com o lobby da extrema direita e a articulação de parlamentares bolsonaristas, partidos de esquerda já preparam ações para contestar qualquer tentativa de anistia, caso o projeto avance no Congresso. A reação será imediata junto ao Supremo.

Jair Bolsonaro tenta, mais uma vez, reescrever os fatos e enganar a opinião pública, alegando que não houve uso de armas de fogo. No entanto, os ministros do STF entendem que houve sim organização armada — ainda que com armas improvisadas —, além de violência, destruição e ameaça direta ao regime democrático.

Diante disso, mesmo que o bolsonarismo avance com sua proposta na Câmara e no Senado, a chance de ela ser derrubada no STF é grande. Para os ministros, trata-se de uma questão de proteger a democracia e garantir que crimes tão graves não fiquem impunes.
Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians