2230 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (10), uma operação contra corrupção envolvendo o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), aliado do governador Tarcísio de Freitas. A PF cumpriu 28 mandados de busca e apreensão, incluindo a residência do prefeito, a sede da Prefeitura, a Secretaria de Saúde da cidade e o diretório municipal do Republicanos. O motivo: suspeitas de fraudes em contratos com uma Organização Social (OS) responsável por serviços de saúde no município.
Investigado desde 2022, Manga, conhecido como "prefeito tiktoker", é suspeito de envolvimento em esquemas de corrupção que incluem lavagem de dinheiro, pagamentos de boletos com dinheiro vivo e transações imobiliárias suspeitas. A PF determinou o sequestro de bens que somam R$ 20 milhões, e a OS investigada foi proibida de firmar contratos com o poder público.
Mais de 100 agentes federais participaram da operação em diversas cidades paulistas, como Sorocaba, São Paulo, Osasco, Santos, e também em Vitória da Conquista, na Bahia. O esquema criminoso envolve ainda suspeitas de peculato, corrupção ativa e passiva, além de fraudes em licitação e contratação direta ilegal.
O escândalo agrava a crise ética do Republicanos, partido que tenta se equilibrar entre a herança bolsonarista e a aliança com o Centrão. Vale lembrar que o prefeito chegou a convidar o influenciador Pablo Marçal para ocupar uma secretaria municipal, logo após sua própria reeleição. Marçal, derrotado na disputa pela prefeitura de São Paulo, recusou o convite.
Enquanto a base bolsonarista insiste em discursos de “moralidade” e “família”, seus representantes seguem mergulhados em denúncias de corrupção e desvio de verbas públicas. Rodrigo Manga é apenas mais um capítulo da velha história da extrema-direita brasileira tentando se vender como nova política.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.