1141 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Sob forte pressão dos mercados financeiros e da elite bilionária que o sustenta, Donald Trump recuou de forma parcial e envergonhada de seu tarifaço desastroso. O presidente norte-americano suspendeu por 90 dias a imposição de tarifas comerciais sobre a maioria dos parceiros dos Estados Unidos, mas manteve a agressão econômica contra a China, elevando as taxas para impressionantes 125%.
A decisão foi anunciada por Trump em sua rede Truth Social e confirmada pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent. Apesar de alardeada como uma jogada estratégica, a medida não passa de uma tentativa desesperada de estancar os danos já causados. Os mercados, que vinham reagindo com pânico, respiraram aliviados. Ainda assim, empresas como a Apple já haviam perdido bilhões em valor de mercado, apenas nos últimos dias.
A pressão por parte de executivos e bilionários, como Elon Musk, foi determinante para a reversão parcial do tarifaço. O temor generalizado era que as tarifas, ao encarecerem produtos importados, gerassem inflação interna, recessão e o colapso do comércio global — tudo por conta de uma bravata eleitoreira que saiu pela culatra.
Trump tenta vender o recuo como parte de um plano “genial” de barganha com os aliados comerciais, mas o estrago causado por sua impulsividade é real. Papéis do Tesouro americano passaram a ser trocados por ouro e títulos alemães, o que mostra a perda de confiança global nos Estados Unidos como âncora da economia mundial.
Enquanto isso, a China reagiu com firmeza e anunciou uma taxa de 84% sobre produtos americanos, o que agravou ainda mais o conflito. Ainda assim, a Casa Branca tenta pintar o país asiático como o vilão da história, mesmo com os próprios aliados de Trump alertando para os riscos do isolamento econômico.
Ao insistir em sua retórica nacionalista e em medidas protecionistas desastrosas, Trump fragiliza ainda mais a economia dos Estados Unidos e empurra o mundo para uma guerra comercial insana. Mais uma vez, um surto do ex-presidente coloca em risco a estabilidade global.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.