641 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Apesar da pressão bolsonarista, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), manteve-se firme e recusou incluir o projeto da anistia aos criminosos do 8 de janeiro na pauta da Casa. O Partido Liberal (PL), que abriga boa parte dos golpistas e extremistas, chegou a usar a estratégia de obstrução, não registrando presença nas comissões e sessões do plenário, tentando forçar a votação. A tentativa, no entanto, fracassou.
A manobra do PL visava pressionar a Mesa Diretora da Câmara, mas esbarrou na resistência dos líderes de outros partidos, que se recusaram a assinar o requerimento para inclusão do projeto na pauta. O recado foi claro: o Congresso não pretende se ajoelhar diante dos interesses golpistas de Jair Bolsonaro e seus aliados.
Com a base bolsonarista cada vez mais isolada, cresce a rejeição à proposta de anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. Diversas pesquisas de opinião, como a do Datafolha, indicam que a maioria da população brasileira é contra qualquer tipo de perdão aos vândalos e criminosos.
Hugo Motta, apesar de defender penas proporcionais, reconheceu que aprovar a anistia significaria abrir uma crise institucional gravíssima. O recuo do presidente da Câmara diante da pressão do PL mostra que a democracia está reagindo e que o Brasil não vai esquecer a tentativa de golpe.
Enquanto isso, parlamentares como Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), atual líder do PL na Câmara, seguem tentando desviar o foco, muitas vezes em cenas constrangedoras nos corredores do Congresso. O descrédito da extrema-direita cresce, e a mobilização popular continua sendo essencial para barrar retrocessos.
A proposta de anistia aos golpistas do 8 de janeiro deve ser enterrada de vez. O Brasil precisa de justiça, não de perdão para quem atentou contra a democracia. A sociedade exige responsabilidade e punição exemplar aos criminosos.
Veja as imagens abaixo:




Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.