2999 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Apesar de ter usado recentemente um tom radical e alinhado à extrema-direita, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), surpreendeu ao reconhecer que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem agido com responsabilidade diante do tarifaço protecionista imposto pelo norte-americano Donald Trump. Em entrevista à Folha de S.Paulo, nesta terça-feira (8), Tarcísio classificou a postura da gestão federal como “cautelosa” e “como tem que ser”.
“Entendo que as tarifas criam para nós oportunidades. Isso desarruma um pouco o comércio internacional, mas temos que saber aproveitar as oportunidades", disse ele após um evento no Palácio dos Bandeirantes.
Os Estados Unidos ainda são o principal destino das exportações paulistas, superando até mesmo a China nesse recorte estadual. Em 2024, o estado enviou US$ 13,6 bilhões em mercadorias para os EUA, enquanto os embarques para o mercado chinês somaram US$ 8,3 bilhões.
Apesar de ter participado de atos golpistas ao lado de Jair Bolsonaro e de ter tentado se descolar da responsabilidade pelo 8 de janeiro, Tarcísio agora tenta se apresentar como um gestor moderado e pragmático. Ele também sugeriu que o novo cenário internacional pode impulsionar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, paralisado há anos por resistências de governos conservadores e ruralistas europeus.
“Se soubermos usar isso como oportunidade, vamos ganhar muitos mercados”, afirmou o governador.
A declaração reforça o contraste entre a postura republicana e madura do governo Lula, que aposta na diplomacia e na ampliação de parcerias comerciais, e a retórica beligerante de Trump, que ameaça a estabilidade global com medidas unilaterais. Enquanto isso, figuras como Tarcísio tentam manter alguma relevância nacional diante da queda de popularidade de Bolsonaro e da fragmentação da extrema-direita.
Com informações da Folha de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.