766 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, escancarou mais uma vez a ignorância que domina uma parte da elite política norte-americana, ao atacar gratuitamente a China em entrevista à emissora ultradireitista Fox News. Com uma retórica que beira o ridículo, Vance chamou a potência asiática de “país de camponeses”, ignorando por completo os avanços tecnológicos e estratégicos chineses.
Vance, um ex-senador inexpressivo de Ohio e hoje um vice-presidente decorativo sob as ordens de Donald Trump, disse que “pegamos dinheiro emprestado de camponeses chineses para comprar as coisas que esses camponeses fabricam”. A declaração revela não apenas desprezo, mas profundo desconhecimento sobre o real poderio chinês, que já superou os EUA em diversas áreas de alta tecnologia.
Atualmente, a China domina setores como a aviação militar, com caças de sexta geração, e a produção de veículos hipersônicos que superam os norte-americanos em capacidade e precisão. Além disso, Pequim possui um arsenal de mais de 600 ogivas nucleares e um programa espacial que figura entre os mais avançados do mundo.
Só no primeiro trimestre deste ano, a China lançou 263 satélites de órbita baixa. A meta é ultrapassar 25 mil satélites operando em diferentes altitudes, garantindo a liderança global em comunicações, navegação e monitoramento.
As palavras de Vance provocaram indignação em Pequim. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, reagiu dizendo que “é surpreendente e triste ouvir comentários tão ignorantes e desrespeitosos deste vice-presidente”. Segundo ele, a posição chinesa sobre as relações comerciais com os EUA já está muito clara.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.