763 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, confirmou que as tarifas de 104% sobre produtos da China começarão a valer nesta quarta-feira (9). A medida foi determinada após a China se recusar a recuar diante das ameaças de Donald Trump.
Trump havia estabelecido um prazo até as 13h da terça-feira (8) para que Pequim mudasse de postura. No entanto, durante a madrugada, o governo chinês reafirmou que continuará a responder às tarifas, mesmo reconhecendo que “não há vencedores em uma guerra comercial”.
A escalada teve início em 2 de abril, quando Trump anunciou tarifas contra 180 países, sendo a China o mais afetado. Inicialmente, os produtos chineses foram taxados em 54%, e a resposta veio com tarifas de 34% contra itens norte-americanos.
Com a recusa da China em negociar, Trump dobrou a aposta e aumentou a carga para 104%. A medida eleva a tensão entre as duas potências, afetando diretamente as cadeias globais de produção e comércio.
A instabilidade provocou reações nos mercados. Bolsas asiáticas e europeias fecharam em alta, enquanto Wall Street começou o dia otimista, mas perdeu força à tarde. No Brasil, o Ibovespa caiu, e o dólar ultrapassou os R$ 6.
Mais de 70 países já buscaram abrir diálogo com os EUA para tentar escapar da guerra tarifária. Ainda assim, a crise pode se intensificar com impactos em escala mundial.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.