3736 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Após anos de retrocesso durante o desgoverno de Jair Bolsonaro, o Brasil experimenta um notável renascimento industrial. Em 2024, o país saltou da 70ª para a 25ª colocação no ranking global da indústria de transformação, segundo levantamento do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) com dados da ONU. O avanço de 3,2% no setor superou a média global de 2,3%, coroando o primeiro ano de reconstrução promovida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A reindustrialização do Brasil é fruto de políticas públicas sérias e consistentes, como o novo arcabouço fiscal, o pagamento de precatórios, a retomada do Minha Casa Minha Vida e a valorização do investimento público. Soma-se a isso a redução dos juros e o fortalecimento do mercado de trabalho, motores decisivos para o crescimento.
O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, celebrou os resultados como reflexo direto da colaboração entre o governo Lula e o setor produtivo. “A competitividade da nossa economia está aumentando, e com ela vêm empregos de qualidade”, afirmou. Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, apontou a eficácia da Nova Indústria Brasil (NIB), política estruturante criada pelo atual governo, como peça-chave desse sucesso.
Apesar dos bons resultados, o último trimestre de 2024 registrou leve desaceleração no setor, influenciada pelo cenário externo. A elevação de tarifas por parte dos Estados Unidos gerou alerta entre especialistas, que veem risco de redirecionamento de exportações ao mercado brasileiro, intensificando a concorrência interna.
Mesmo com os desafios, a projeção para 2025 ainda é de crescimento. Com planejamento, diálogo e foco na reindustrialização soberana do país, o governo Lula segue resgatando a capacidade produtiva nacional, deixada em ruínas por uma gestão entreguista e incompetente.
Com informações do Valor Econômico
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.