EUA perderam na globalização e agora querem mudar as regras, diz Haddad

Portal Plantão Brasil
8/4/2025 13:27

EUA perderam na globalização e agora querem mudar as regras, diz Haddad

0 0 0 0

384 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou duramente o tarifaço de Donald Trump e apontou que os Estados Unidos, depois de perderem o protagonismo na globalização que eles mesmos ajudaram a construir, agora tentam mudar as regras do jogo. Para ele, o protecionismo adotado por Washington é uma reação desesperada ao avanço incontestável da China no cenário global.

Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Haddad lembrou que os EUA foram os principais defensores do livre comércio nas últimas décadas, mas, hoje, adotam práticas mercantilistas radicais diante do crescimento chinês. Segundo o ministro, a China é a junção de poder econômico com força militar, algo inédito no equilíbrio geopolítico moderno.

Haddad destacou que o Produto Interno Bruto chinês cresce com vigor e que o país asiático exibe uma impressionante capacidade tecnológica, sendo rival direto dos Estados Unidos em áreas como inteligência artificial. Para ele, os EUA enfrentam um adversário que ainda não conheciam e, por isso, adotam medidas descoordenadas como o aumento de tarifas.

Sobre o tarifaço anunciado por Trump na última semana, o ministro alertou para os riscos de desestabilização global e disse que até economistas conservadores duvidam da eficácia dessa estratégia para recuperar o espaço perdido pelos norte-americanos na economia mundial.

Apesar do cenário de tensões, com retaliações da China e possíveis reações da União Europeia, Haddad ressaltou que o Brasil está em posição vantajosa. Ele afirmou que o país mantém boas relações comerciais com os três maiores blocos econômicos do mundo e que não depende da economia norte-americana.

Para o ministro, esse momento de instabilidade pode ser uma oportunidade para o Brasil aprofundar acordos como o firmado com a União Europeia e fortalecer relações regionais. Ele acredita que o país tem condições de se proteger e traçar uma rota segura em meio às incertezas globais.

Assista:

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians