1595 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), anunciou nesta terça-feira (8) um pacote de ações estratégicas para enfrentar o surto de dengue no país. A iniciativa busca conter o avanço da doença e reduzir o número de casos graves e mortes. Conforme o Painel de Monitoramento de Arboviroses, entre janeiro e março deste ano foram registrados cerca de 500 mil casos prováveis e 235 óbitos.
Recém-empossado no lugar de Nísia Trindade, Padilha assume o desafio de reerguer a imagem do Ministério da Saúde, fortalecendo a presença do governo federal no combate às arboviroses. A meta é transformar a pasta em uma vitrine das ações do governo Lula na saúde pública, com ênfase na prevenção e resposta rápida às emergências sanitárias.
As medidas incluem o fortalecimento da rede pública de atendimento, ampliação de campanhas de conscientização, suporte técnico e logístico aos estados mais afetados, além da mobilização de agentes de saúde para ações de campo. Estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás estão no foco das ações, por registrarem altos índices de contaminação.
O estado de São Paulo lidera o número de notificações, tornando-se prioridade imediata no plano de ação. Minas, Paraná e Goiás também preocupam, especialmente porque são governados por políticos de oposição que tentam capitalizar a crise de saúde para fins eleitorais.
Com a articulação do Ministério da Saúde, o governo Lula mostra empenho em proteger a população e impedir que a tragédia da dengue se torne mais uma arma da extrema direita contra a reconstrução nacional.
Com informações da CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.