1005 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Mais da metade da população brasileira acredita que Jair Bolsonaro deve ser preso pela tentativa de golpe contra a democracia. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (8), 52% dos entrevistados defendem a prisão do ex-presidente, enquanto 42% são contra e 7% não souberam opinar. Bolsonaro já é réu no Supremo Tribunal Federal, acusado de tentar abolir o Estado Democrático de Direito, entre outros crimes graves.
Apesar da maioria querer vê-lo responsabilizado, 52% acreditam que Bolsonaro não será preso, revelando o ceticismo diante da Justiça brasileira. Apenas 41% têm esperança de que ele será condenado e preso. O julgamento da sociedade é claro, mas o receio da impunidade ainda pesa entre os brasileiros.
O apoio à prisão é maior no Nordeste, com 59% favoráveis. No Norte e Centro-Oeste, há empate técnico (47% a favor e 45% contra), e no Sul, 49% são contra. Entre católicos, 55% defendem sua prisão, enquanto entre evangélicos a maioria (54%) é contrária. Mulheres e pessoas com menor escolaridade estão entre os que mais querem punição ao ex-presidente.
Entre os que acreditam que ele será preso, o índice é maior entre quem tem ensino superior (50%) e os que ganham mais de 10 salários mínimos (47%). Já entre os jovens de 16 a 24 anos, 57% acham que Bolsonaro escapará ileso, percentual semelhante ao de pessoas com ensino médio ou renda de dois a cinco salários mínimos.
Outro dado relevante mostra que a maioria quer Bolsonaro fora da eleição de 2026. Para 67% dos brasileiros, ele deveria desistir da candidatura e apoiar outro nome. Apenas 28% querem que ele insista em voltar ao poder, revelando o desgaste de sua imagem até mesmo como liderança política.
A pesquisa ouviu 3.054 pessoas com mais de 16 anos em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.