1807 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta segunda-feira (7) a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês. Durante cerimônia em Montes Claros (MG), Lula destacou que essa faixa de renda representa a base que sustenta o país e que a medida é fundamental para promover justiça social no Brasil.
O projeto, já enviado ao Congresso, visa beneficiar cerca de 85% da população ao reduzir ou eliminar a carga tributária para trabalhadores de baixa e média renda. Lula explicou que a compensação virá da cobrança de impostos mais justa sobre a parcela mais rica da população, destacando que apenas 141 mil brasileiros pagarão um pouco mais para que cerca de 15 milhões sejam beneficiados.
Durante o discurso, o presidente criticou a lógica tributária atual que faz com que ricos e pobres paguem proporcionalmente o mesmo imposto sobre itens básicos. “Se um trabalhador que ganha R$ 1 mil e um dono de banco entrarem no supermercado, dependendo do produto, os dois pagam o mesmo imposto. Isso não é justo”, afirmou.
Lula ressaltou que, para governar para os 213 milhões de brasileiros, é preciso olhar para aqueles que menos tiveram oportunidades. “Não é justificável que os mais pobres paguem o mesmo que os mais ricos. Nós estamos tentando corrigir essa distorção com uma política justa, que entra em vigor em 2027.”
A proposta faz parte do conjunto de medidas do governo Lula para reconstruir o Brasil com mais igualdade e dignidade, focando em quem mais precisa, sem se curvar aos privilégios das elites econômicas.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.