701 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (7), em Montes Claros (MG), do anúncio de expansão da fábrica da farmacêutica Novo Nordisk. O investimento bilionário reforça o compromisso do governo com a soberania sanitária e a reindustrialização nacional, fortalecendo o SUS e gerando empregos de qualidade em uma região historicamente negligenciada.
A empresa dinamarquesa, referência mundial na produção de insulina e medicamentos para doenças crônicas como diabetes e obesidade, pretende transformar a unidade mineira em um polo estratégico. Atualmente, a fábrica gera cerca de 2,65 mil empregos diretos e indiretos. Com a ampliação, a expectativa é de aumento significativo na produção e na geração de novas oportunidades.
A iniciativa prevê a instalação de tecnologias de ponta, com novos processos assépticos, um moderno laboratório de controle de qualidade e a construção de um novo armazém. As obras devem ser concluídas até 2028 e alinham-se ao esforço do governo Lula para reduzir a dependência do Brasil em relação a insumos estrangeiros, fortalecendo o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS).
Essa política já vem sendo promovida desde 2024, com investimentos de R$ 4,2 bilhões do novo PAC para modernização de laboratórios públicos e instituições de ciência e tecnologia. O vice-presidente Geraldo Alckmin também defendeu a autonomia produtiva no setor da saúde, reafirmando que o Brasil precisa dominar as cadeias produtivas de medicamentos essenciais.
A expansão da Novo Nordisk no Brasil mostra como o país volta a atrair grandes investimentos com o retorno da estabilidade institucional e de uma política industrial inteligente e soberana. Presente no país desde 1990, a empresa integra um seleto grupo de centros produtivos mundiais e reforça sua parceria com o SUS, sistema que é modelo de atenção universal à saúde.
Enquanto a extrema direita prefere o caos, a submissão ao mercado e a destruição do Estado, o governo Lula aposta no desenvolvimento, na ciência e na vida do povo brasileiro. A reindustrialização estratégica é uma resposta concreta ao projeto neoliberal fracassado do passado recente.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.