249 visitas - Fonte: Plantão Brasil
As bolsas da Ásia e da Europa começaram a semana em colapso, reagindo à entrada em vigor do tarifaço global imposto por Donald Trump e à resposta imediata da China, que retaliou com a mesma alíquota de 34% sobre produtos norte-americanos. A guerra comercial desencadeada pelo ex-presidente dos EUA já produz efeitos devastadores nos mercados globais.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng despencou 13,22%, a maior queda desde a crise asiática de 1997. Em Xangai, o Shanghai Composite caiu 7,34%, encerrando o dia em 3.096,58 pontos. Tóquio também sentiu o baque, com queda de 7,8%. Seul registrou recuo de 5,6% e Sydney, 4,2%. A instabilidade provocada pela política econômica de Trump atingiu em cheio os países asiáticos.
O pânico chegou também à Europa. A bolsa de Frankfurt abriu em queda de 7,86%, tendo recuado mais de 10% em determinados momentos. Paris perdeu 6,19%, Londres 5,83%, Madri 3,6% e Milão 2,32%. As medidas protecionistas adotadas por Trump, que ferem diretamente o comércio global, estão sendo vistas com preocupação crescente por especialistas em economia.
Mesmo diante do caos nos mercados, Trump minimizou os impactos. Em seu perfil na rede Truth Social, culpou o ex-presidente Joe Biden por supostos déficits nas transações comerciais e celebrou as tarifas como uma "coisa linda de se ver", alegando que estariam revertendo prejuízos históricos causados por políticas neoliberais anteriores.
Durante conversa com jornalistas no avião presidencial, no domingo (6), Trump declarou que não causou a crise “de propósito” e afirmou que “às vezes é preciso tomar remédio para curar”. Ele reafirmou que só firmará acordos com países que corrijam seus superávits comerciais com os EUA, sugerindo que manterá a pressão tarifária.
A irresponsabilidade de Trump, celebrada por setores ultraliberais como os bolsonaristas, já provoca temor entre investidores. Especialistas alertam que a escalada da guerra comercial pode ter efeitos de longo prazo, inclusive com impactos graves na economia global.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.