3222 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Após duas manifestações fracassadas organizadas por Jair Bolsonaro em defesa da anistia aos criminosos do 8 de janeiro, líderes do Centrão avaliam que o projeto não tem força suficiente para avançar no Congresso. Segundo a CNN Brasil, a proposta está restrita à extrema direita e não atrai eleitores moderados, o que diminui suas chances de ser aprovada.
Os atos promovidos pelo ex-presidente, um dos principais responsáveis pelo caos antidemocrático de 2023, reuniram menos público do que o esperado. De acordo com estimativas da USP, foram cerca de 18 mil pessoas em Copacabana e pouco mais de 44 mil na Avenida Paulista. A baixa adesão evidencia o desgaste de Bolsonaro e o desinteresse da população por esse tipo de pauta.
Pesquisas recentes mostram que a maioria dos brasileiros rejeita a ideia de perdoar os golpistas. Isso levou parlamentares do centro a defender que o projeto passe por uma comissão especial antes de qualquer tentativa de votação em plenário, para evitar desgaste político e perda de capital eleitoral.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deixou claro que não vai se render a pressões bolsonaristas e reforçou que as pautas econômicas têm prioridade no Congresso. Além do foco na inflação e nas incertezas da economia global, há temor de que a anistia atrapalhe outras votações mais importantes para a sociedade.
Nos bastidores, adversários de Bolsonaro consideram que os ataques feitos contra Hugo Motta durante o ato em São Paulo foram um erro grave. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, afirmou que as críticas foram um "tiro no pé", dificultando ainda mais a tramitação da proposta e isolando os bolsonaristas no Parlamento.
Para piorar a situação do ex-presidente, uma pesquisa Quaest revelou que 56% dos brasileiros são contra a anistia aos golpistas. Já o Datafolha apontou que 67% acreditam que Bolsonaro deveria abandonar seus planos para 2026 e apoiar outro nome.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.