8049 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), adotou um tom radical neste domingo (6) ao participar de um ato da extrema-direita na Avenida Paulista. Em seu discurso, ele ignorou a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, prestou apoio irrestrito ao ex-presidente e atacou diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Se tá tudo caro, volta Bolsonaro", disse Tarcísio, em uma tentativa desesperada de manter viva a chama bolsonarista, mesmo com o chefe do clã político inelegível e sob risco de novas condenações. Em mais uma investida típica do extremismo de direita, o governador também afirmou que "tem gente que não anda no meio de vocês", em referência a Lula e seus apoiadores.
Em outro momento, Tarcísio defendeu a anistia aos criminosos que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. "Pedir anistia não é uma heresia, é algo justo", declarou, tentando relativizar o maior ataque à democracia brasileira desde a ditadura militar. A fala escancara o alinhamento com a base bolsonarista e a tentativa de blindar os golpistas.
O discurso inflamado ocorre no momento em que Tarcísio tenta se posicionar como herdeiro do bolsonarismo, diante da derrocada política de Bolsonaro. Apesar disso, pesquisas apontam seu baixo apelo popular fora do reduto bolsonarista, o que tem dificultado sua projeção nacional.
A radicalização de sua retórica revela não apenas a fragilidade de sua posição como também a falta de alternativas para um campo político que insiste em negar os crimes contra a democracia e sabotar o governo eleito pelo povo.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.