2917 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Réu, inelegível e cada vez mais isolado, Jair Bolsonaro (PL) enfrenta forte pressão de aliados para abandonar a ideia de disputar a Presidência em 2026 e indicar um sucessor. Segundo reportagem, lideranças de partidos da direita, como PP, Republicanos, União Brasil e PSD, exigem que o ex-presidente comece a articular um nome que represente seu campo político nas próximas eleições.
O nome mais cogitado é o do governador bolsonarista de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como herdeiro natural do ex-capitão. Para o senador Ciro Nogueira (PP-PI), Bolsonaro deve anunciar sua escolha até o fim de 2025: “Não acredito em fragmentação da direita. O nome indicado por ele será o escolhido”, afirmou.
Bolsonaro, no entanto, teme que a saída de cena represente sua “morte política” e acelere a fragmentação do bolsonarismo — que já dá sinais de desgaste e perda de força popular. O ex-presidente está sob intensa pressão da Justiça e responde a diversos processos, inclusive por sua responsabilidade nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Nos bastidores, Bolsonaro tenta reatar alianças com governadores antes desprezados, como Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União-GO) e Ratinho Jr. (PSD-PR). Ele também intensificou conversas com Marcos Pereira, presidente do Republicanos, após desavenças públicas, buscando apoio para a controversa proposta de anistia aos golpistas, tema central da pauta bolsonarista.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.