1699 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do governo Lula na Câmara, ironizou nesta sexta-feira (4) o pacote tarifário agressivo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra diversos países, inclusive o Brasil. Segundo Lindbergh, a medida é fruto de desespero diante das transformações na ordem econômica global, e quem entrou em pânico não foi a China, mas o próprio governo norte-americano.
Em publicação nas redes sociais, o parlamentar afirmou que Trump tenta reverter décadas de globalização "na marra", com uma política tarifária improvisada e mal planejada. “Trump vai se liquefazer em pouco tempo. Tudo que era sólido se desmancha no ar”, escreveu Lindbergh, citando até mesmo o uso de uma “fake news aritmética” nas fórmulas de taxação apresentadas pelos EUA.
O deputado também destacou que a China agiu com estratégia, estudando previamente os impactos e adotando um plano bem estruturado para fortalecer seu papel no comércio global, inclusive acelerando o “decoupling” econômico em relação aos EUA. Já o mercado estadunidense estaria reagindo com temor, segundo ele, inclusive com o Federal Reserve apreensivo com os desdobramentos.
A crítica de Lindbergh reforça a insatisfação de líderes progressistas com a política externa agressiva de Trump, que tem impactado negativamente a economia global. O governo brasileiro avalia alternativas diante do novo cenário, buscando preservar acordos internacionais e proteger setores estratégicos da indústria nacional.
Muito engraçado o comentário de Trump sobre a reação da China ao seu tarifaço. Ele acusa a China de ter entrado em “pânico”. Ora, a China, ao contrário dele, estudou por anos o que deveria fazer. Vai acelerar o decoupling e explorar suas oportunidades pelo mundo. Quem entrou em…
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) April 4, 2025