1570 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A divulgação de um vídeo por Felipe Neto, na última quinta-feira (3), intitulado “Anúncio Oficial”, levou boa parte da imprensa nacional e diversos influenciadores a acreditarem que o influenciador teria lançado sua pré-candidatura à presidência da República. No entanto, tratava-se de uma ação publicitária para o lançamento da versão em audiobook do clássico “1984”, de George Orwell — uma referência que passou despercebida por muitos.
Foi apenas na sexta-feira que o próprio Felipe Neto revelou a pegadinha, explicando que o vídeo fazia alusão direta ao universo distópico retratado por Orwell. Apesar disso, canais de televisão como a CNN Brasil chegaram a noticiar a suposta candidatura em telejornal ao vivo, sendo um dos veículos que mais se expôs ao erro.
Entre os que caíram na armadilha, estão bolsonaristas notórios como o humorista Paulo Souza, ex-integrante do canal "Hipócritas", que aproveitou o boato para promover o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). O blogueiro foragido Allan dos Santos também foi enganado e chegou a repostar uma publicação de um extremista norte-americano que alertava para supostos problemas legais de Felipe Neto com autoridades dos EUA.
Outros nomes como o escritor Xico Graziano, o historiador Edson Aran e a comentarista Lanny também foram enganados e reagiram como se a pré-candidatura fosse real. Lanny chegou a comparar Felipe Neto com a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) em postagens indignadas nas redes.
O jornalista Nelson Carvalheira, com 40 anos de carreira, não só acreditou no anúncio como, após a revelação da pegadinha, tentou inverter a situação e disse que o “papelão” foi do próprio influenciador. Analistas como Rogério Tomaz Jr. e Sergio Gouveia ainda destacaram o alcance da falha coletiva, que envolveu desde a imprensa até políticos e influenciadores que não conseguiram captar a ironia óbvia.
Enquanto isso, figuras como a vereadora Amanda Vettorazzo (União-SP) tentaram se distanciar do vexame afirmando que desde o início tinham percebido a referência à obra “1984”.
Assista aos vídeos abaixo:
Felipe Neto anuncia pré-candidatura à Presidência; assista #CNNArena pic.twitter.com/LZsf7CHYr5
— CNN Brasil (@CNNBrasil) April 3, 2025
O Paulo é simplesmente magnífico.
— Viviane Cambuí ?? (@VivianeCambui) April 4, 2025
Mas é isso. Será o futuro? À Deus pertence. Mas o povo acordou. A diferença entre Nikolas Ferreira e Felipe Neto foca é gritante. #Sextou #chuvarj #zelena #GoodBadUgly #f1jp #JHOPE #sstvi #NoFlourinGaza #FelipeNeto #nikolasferreira pic.twitter.com/dwETgtfeqP
O youtuber Felipe Neto anunciou nesta quinta-feira (3) que prentende disputar à Presidência da República. O anúncio foi feito em suas redes sociais e deixou os seguidores intrigados quanto à veracidade da pré-candidatura do influenciador.
— Diario de Pernambuco (@DiarioPE) April 3, 2025
"Esperando chegar amanhã pra gente… pic.twitter.com/sumJuVgddY
Felipe Neto inventou de ser líder político. Não tem ideia do tombo que tomará. Sua notória empáfia o desgraça. Sua absurda presunção o mata.
— Xico Graziano (@xicograziano) April 4, 2025
Felipe Neto não é o candidato que o país precisa, mas o candidato que o Brasil faz por merecer.
— EdsonARAN (@EdsonAran) April 4, 2025
Felipe neto é a erika hilton versão macho pic.twitter.com/inKR56o9o9
— Lanny (@betbnnyl) April 3, 2025
Eu já disse várias vezes aqui nesse lupanar digital: o jornalismo brasileiro morreu. E o Felipe Neto ontem jogou a última pá de cal. ????? pic.twitter.com/8j7CiyXqns
— Rogério Tomaz Jr. (@rogeriotomazjr) April 4, 2025
É isso o que acontece quando jornalistas são de extrema direita: não percebem o óbvio.
— Serginho (@SerginhoGouveia) April 3, 2025
Leiam mais livros e menos teorias da conspiração espalhadas pela internet. @felipeneto fez hoje a máscara da ignorância de muita gente cair ?????? pic.twitter.com/1tMsaSyZnQ
Era óbvio. Fez um vídeo tosco, cheio de referências óbvias a 1984 jurando que alguém levaria a sério. Ninguém levou. Só se expôs e virou piada a toa. Mirou no Marçal e acertou no Tiririca. https://t.co/B9hmcRnRV8
— Amanda Vettorazzo (@Amandavettorazz) April 4, 2025