293 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a soberania nacional e criticou duramente o protecionismo dos Estados Unidos, garantindo que o Brasil tomará todas as medidas necessárias para defender suas empresas e trabalhadores da nova sobretaxa imposta por Washington. A declaração ocorreu nesta quinta-feira (4), no evento “O Brasil dando a volta por cima”, em Brasília.
“O Brasil não se curva a nenhuma outra bandeira que não seja a nossa. Respeitamos todos os países, mas exigimos reciprocidade”, afirmou Lula, alinhando-se à posição do Itamaraty e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que divulgaram nota conjunta repudiando a decisão norte-americana.
O governo já manifestou sua insatisfação com a medida tomada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, em seu segundo mandato, voltou a adotar políticas comerciais hostis. O Brasil avaliará recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) e consultar o setor privado para definir os próximos passos. Além disso, a nota do governo menciona o Projeto de Lei da Reciprocidade Econômica, que tramita na Câmara dos Deputados, como alternativa para equilibrar as relações comerciais.
Durante o evento, Lula também fez um balanço dos dois primeiros anos de seu terceiro mandato, destacando a reconstrução do país após um período de destruição. Ele celebrou a retirada de mais de 24 milhões de brasileiros da fome, a redução recorde da pobreza e o menor índice de desemprego em 12 anos. O Brasil voltou ao grupo das dez maiores economias do mundo e ampliou a isenção do imposto de renda para quem ganha até dois salários mínimos, com planos de estender o benefício.
Os avanços na infraestrutura, na indústria e na inovação também foram exaltados pelo presidente. O Novo PAC já soma mais de 20 mil obras em andamento, enquanto a Nova Indústria Brasil promove o crescimento industrial após anos de estagnação. Lula destacou ainda a aprovação da Reforma Tributária, aguardada há mais de quatro décadas, e a ampliação do Minha Casa, Minha Vida para a classe média.
Encerrando seu discurso, Lula reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento econômico, a inclusão social e a soberania nacional. “Estamos construindo um Brasil mais justo, gerando renda e oportunidades, cuidando de quem mais precisa. Este é o Brasil do futuro”, concluiu.
Assista ao vídeo no comentário do ativista Thiago dos Reis:
DISCURSO HISTÓRICO de Lula hoje detonando os traidores da Pátria!!
— Thiago dos Reis ???? (@ThiagoResiste) April 3, 2025
A gente não bate continência pra bandeira dos EUA e sim pra do BRASIL!!
pic.twitter.com/5Klum5fYMz