655 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O bolsonarista Oswaldo Eustáquio Filho enfrentou nesta quinta-feira (3) a audiência que pode resultar em sua extradição para o Brasil. Ele é acusado de participar da conspiração golpista liderada por Jair Bolsonaro contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Diante dos juízes da Justiça Nacional da Espanha, Eustáquio alegou ser vítima de perseguição política e negou qualquer crime.
As autoridades brasileiras solicitam sua extradição por envolvimento em uma campanha de intimidação contra um comissário da Polícia Federal e seus familiares. O Ministério Público espanhol, no entanto, questiona o pedido, argumentando que as mensagens atribuídas ao ativista não configurariam crime no país europeu, pois estariam protegidas pela liberdade de expressão.
O advogado de Eustáquio alegou que a solicitação do Brasil viola a liberdade de informação e tem motivações políticas. Além disso, sustentou que o pedido deveria ser negado por um "defeito formal", já que a documentação necessária não teria sido fornecida. O acusado, por sua vez, insistiu que, se for extraditado, sofrerá tortura, relembrando episódios de agressão na prisão.
Eustáquio é acusado de crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo postagens no perfil de sua filha na rede social X (antigo Twitter). Em uma dessas mensagens, ele atacou o comissário responsável pelo inquérito contra Bolsonaro e divulgou dados pessoais do policial e sua esposa. Em outra publicação, além de expor a foto do agente, afirmou que ele "prende patriotas inocentes e faz milhares de crianças chorarem por seus pais".
A partir dessas postagens, seguidores bolsonaristas passaram a promover ameaças contra o policial, utilizando a expressão "morto ou vivo" e divulgando informações de outros familiares. O Brasil argumenta que a atuação de Eustáquio ajudou a fomentar um clima de violência e perseguição contra agentes públicos.
Agora, cabe à Justiça espanhola decidir se acata o pedido de extradição e envia o bolsonarista de volta ao Brasil para responder pelos seus crimes.
Com informaçoes do El Pais
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.