265 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A União Europeia criticou duramente os novos “tarifaços” impostos pelos Estados Unidos sob a gestão de Donald Trump, classificando a medida como um “golpe na economia mundial”. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a decisão é “profundamente lamentável” e alertou que o bloco está pronto para reagir, embora ainda veja espaço para negociações.
Von der Leyen destacou que, caso as negociações fracassem, a União Europeia adotará contramedidas para proteger seus interesses e evitar danos às suas empresas. Segundo ela, o protecionismo imposto pelos EUA ameaça a economia global, gerando mais incerteza e prejudicando diversos setores ao redor do mundo.
A presidente da Comissão Europeia também reforçou que o bloco não aceitará práticas comerciais desleais, como o dumping, nem assumirá o impacto do excesso de produção global. Para ela, a política comercial de Trump afeta todos os parceiros dos EUA e cria um cenário caótico nas relações comerciais internacionais.
Apesar das críticas, Von der Leyen defendeu que o diálogo ainda é possível e necessário. Ela propôs que os países passem da “confrontação para a negociação” e garantiu que a União Europeia está aberta a discutir soluções para evitar um agravamento das tensões econômicas.
Na quarta-feira (2), Trump anunciou tarifas sobre produtos de 25 países, com taxas que variam conforme a relação comercial de cada nação com os EUA. A União Europeia foi alvo de uma tarifa de 20%, enquanto o Brasil enfrentou uma taxa de 10% sobre suas exportações.
Washington justificou a tarifa de 20% contra o bloco europeu alegando que as barreiras comerciais impostas por Bruxelas dificultam a entrada de produtos americanos. A medida gerou preocupação sobre o aumento do protecionismo e possíveis retaliações que podem afetar ainda mais o comércio global.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.