970 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 10% sobre produtos brasileiros importados. A medida foi divulgada durante um evento na Casa Branca nesta quarta-feira (2), em uma tabela que lista 25 países afetados pela chamada “reciprocidade de tarifas”.
O Brasil foi incluído no grupo que enfrentará o menor percentual, ao lado de Chile, Austrália e Colômbia. Outros países, como China e União Europeia, terão alíquotas de 34% e 20%, respectivamente. O governo americano justificou as tarifas considerando barreiras comerciais impostas a produtos dos EUA.
Trump já havia anunciado no mês passado uma tarifa de 25% sobre aço e alumínio importados, o que prejudica as exportações brasileiras. Agora, o republicano ampliou a ofensiva protecionista, defendendo que os Estados Unidos cobrem pelo menos metade do que são taxados por outros países.
Além das novas tarifas, Trump declarou que aplicará um imposto de 25% sobre todos os automóveis importados. O republicano também demonstrou insatisfação com as negociações sobre a carne australiana, reforçando sua retórica protecionista.
O evento da Casa Branca foi apelidado pelo próprio Trump de “Dia da Libertação”, simbolizando sua promessa de livrar os EUA da dependência de produtos estrangeiros. A medida deve intensificar tensões comerciais e afetar parceiros estratégicos, como o Brasil.
Veja a tabela das alíquotas dos países:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.