737 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) está analisando se o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) cometeu irregularidade ao utilizar um helicóptero da Polícia Militar para viajar ao Rio de Janeiro em 16 de março. O motivo da viagem foi sua participação em um ato promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para pedir anistia aos criminosos responsáveis pelos ataques de 8 de janeiro.
O evento não constava na agenda oficial do governador, e o Palácio dos Bandeirantes justificou o uso da aeronave alegando razões de segurança. No entanto, a deputada estadual Mônica Seixas (PSOL) solicitou a abertura de uma tomada de contas para apurar o possível prejuízo aos cofres públicos e exigir ressarcimento. O TCE-SP informou que só decidirá após uma análise jurídica.
A deputada argumenta que Tarcísio usou um bem público para um evento de caráter político-partidário, o que configura desvio de finalidade. O presidente do TCE-SP, Antonio Roque Citadini, afirmou que pediu um parecer jurídico sobre o caso, destacando que aspectos de improbidade administrativa ou infrações eleitorais são de competência do Ministério Público e da Justiça Eleitoral.
Tarcísio foi o único governador a discursar no ato e chamou os condenados pelos ataques golpistas de “inocentes” que receberam punições “desarrazoadas”. Ele ainda defendeu a anistia aos envolvidos, alegando que há pessoas soltas que cometeram crimes mais graves.
A declaração do governador gerou reações negativas no Supremo Tribunal Federal (STF), com ministros criticando seu discurso, incluindo Alexandre de Moraes. A tensão entre Tarcísio e a Corte pode aumentar, já que ele deverá discursar novamente em outro ato golpista convocado por Bolsonaro na Avenida Paulista, em São Paulo, no próximo domingo (6).
Assista:
Tarcísio ataca governo Lula em ato de Bolsonaro e ironiza punição pelo 8/1: 'usaram batom?'. 'Prometeram picanha e não tem nem ovo', diz governador ???? Leia mais em https://t.co/L4qPEeQRw8
— Folha de S.Paulo (@folha) March 16, 2025
?? Reprodução pic.twitter.com/z7pOgbeS3m