Lindbergh Farias pede revisão de contratos do governo com a Starlink

Portal Plantão Brasil
1/4/2025 21:41

Lindbergh Farias pede revisão de contratos do governo com a Starlink

0 0 0 0

1354 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, solicitou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a revisão dos contratos do governo federal com a Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk. O parlamentar alerta para riscos à soberania nacional e pede que o Brasil reduza sua dependência de empresas estrangeiras no setor de infraestrutura digital.

Segundo Lindbergh, Musk tem usado sua influência para atender interesses políticos, sendo hoje um aliado de Donald Trump em seu segundo governo. O documento apresentado pelo deputado menciona exemplos internacionais, como a suspensão de negociações da Starlink pelo governo italiano e a ruptura de contratos pelo empresário mexicano Carlos Slim, que geraram prejuízos bilionários à empresa.

A proposta do petista inclui o fortalecimento da segurança cibernética nacional e o investimento em alternativas tecnológicas brasileiras para reduzir a influência de empresas como a Starlink no Brasil. Ele defende que o governo utilize seu poder de compra para fomentar um ecossistema digital independente e seguro.

A revisão dos contratos ainda dependerá de avaliação do Palácio do Planalto e de órgãos reguladores, como a Anatel, que já analisam os impactos geopolíticos da presença da Starlink no país.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians