876 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (1º) a Lei da Reciprocidade, que autoriza o Brasil a reagir a sanções e barreiras comerciais impostas por outros países. A medida foi uma resposta direta ao tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prejudica setores estratégicos da economia brasileira.
O projeto, de autoria do senador Zequinha Marinho (PL-PA), teve apoio tanto da oposição quanto da base do governo Lula. A relatora, senadora Tereza Cristina (PP-MS), afirmou que a proposta não é uma retaliação, mas uma proteção para a economia nacional contra medidas arbitrárias. Com a nova legislação, o Brasil poderá impor contramedidas equivalentes contra países que afetem sua competitividade.
O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), elogiou o projeto e afirmou que pedirá ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para agilizar sua tramitação em regime de urgência. O vice-presidente Geraldo Alckmin também celebrou a aprovação, destacando que a medida fortalece a posição do Brasil no comércio internacional.
Se não houver recurso para análise em plenário, o texto seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados, onde pode ser votado já nesta quarta-feira (2).
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.