860 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O assessor especial da Presidência, Celso Amorim, afirmou que o Brasil está preparado para reagir ao novo tarifaço anunciado por Donald Trump, mas sem comprometer a economia nacional. Em entrevista ao Valor Econômico, ele destacou que o governo brasileiro busca o diálogo, mas já avalia medidas caso a negociação não avance.
Amorim ressaltou que o Brasil não adotará retaliações prejudiciais a si próprio, mas pode recorrer a estratégias eficazes, como ocorreu no contencioso do algodão na OMC, quando os EUA foram atingidos na área de propriedade intelectual. "O direito de legítima defesa é sagrado na política internacional", frisou.
Para ele, a nova postura de Trump na política comercial intensifica o risco de um mundo dividido em blocos de influência dominados por EUA, China e Rússia. Nesse contexto, ele reforçou a importância estratégica do acordo entre Mercosul e União Europeia, principalmente diante da instabilidade europeia após as declarações do governo americano.
Amorim considera que Trump, em seu segundo mandato, adota uma abordagem menos ideológica, especialmente em relação à guerra na Ucrânia. Ele apontou que os Estados Unidos finalmente deram o primeiro passo para o fim do conflito e revelou que o Brasil tem mantido diálogo com o governo ucraniano, sendo visto como um interlocutor relevante.
A guerra na Ucrânia deve ser um dos temas tratados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em suas próximas viagens à China e à Rússia. Em Pequim, Lula discutirá investimentos e cooperação financeira com Xi Jinping, enquanto em Moscou participará das celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória e se reunirá com Vladimir Putin.
Amorim também comentou as tentativas de Eduardo Bolsonaro de prejudicar as relações entre Brasil e EUA, mas minimizou sua influência. Ele destacou que Lula mantém um diálogo civilizado com os Poderes, reforçando a importância da integração regional e da reforma do sistema multilateral. "Não queremos ficar no quintal de ninguém", concluiu.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.