Haddad critica protecionismo de Trump e defende multilateralismo

Portal Plantão Brasil
1/4/2025 12:03

Haddad critica protecionismo de Trump e defende multilateralismo

0 0 0 0

632 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira (1º) que uma possível retaliação comercial dos Estados Unidos ao Brasil seria "injustificada" e demonstraria uma postura contraditória do governo norte-americano. A declaração ocorre na véspera do anúncio de novas medidas protecionistas por Donald Trump.

“Nós vamos ter um quadro mais claro do que os Estados Unidos pretendem a partir de amanhã. Mas o presidente Lula já adiantou que, quando a nação mais rica do mundo adota medidas protecionistas, isso parece não concorrer para a prosperidade geral. O mundo corre o risco de crescer menos”, declarou Haddad, em evento no Ministério da Economia da França, em Paris.

O ministro destacou que os EUA mantêm uma relação comercial favorável com o Brasil e que qualquer represália não faria sentido. “Os EUA têm uma posição muito confortável em relação ao Brasil, porque são superavitários tanto em bens quanto em serviços. Nos causaria certa estranheza se o Brasil sofresse retaliação, já que sempre estivemos na mesa de negociação”, afirmou.

Durante a Cerimônia de Abertura dos Diálogos Brasil-França, Haddad enfatizou a importância do multilateralismo como alternativa ao protecionismo de Trump. Ele defendeu a necessidade de fortalecer o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia para garantir desenvolvimento sustentável e relações econômicas equilibradas.

O ministro francês Éric Lombard reconheceu desafios no acordo, especialmente no setor agrícola e ambiental, mas reforçou a disposição para avançar nas negociações. “As condições hoje não estão reunidas, mas continuaremos a trabalhar”, disse.

Haddad concluiu ressaltando a importância da parceria entre os blocos econômicos. “Nossas economias são complementares. Se as integrarmos, podemos torná-las mais competitivas tanto na agricultura quanto na indústria”, afirmou. O governo Lula segue defendendo um modelo econômico que privilegie a cooperação internacional e o crescimento sustentável.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians