881 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O BRICS reforçou sua posição em defesa do multilateralismo e do respeito ao direito internacional durante a 11ª reunião do grupo MENA, que reúne países do Oriente Médio e Norte da África. O encontro, realizado em Brasília nos dias 27 e 28 de março, resultou em uma declaração conjunta condenando ataques em Gaza e defendendo a autodeterminação dos povos.
O embaixador Carlos Duarte, representante do Brasil, destacou que a escalada de ataques israelenses contra a Faixa de Gaza gera grande preocupação. O documento final reforça a importância da diplomacia na resolução de conflitos e condena sanções unilaterais impostas fora do direito internacional, que agravam crises humanitárias.
Bhawana Kumari, do Ministério das Relações Exteriores da Índia, defendeu a necessidade de um diálogo inclusivo, com a participação direta dos países da região nos fóruns internacionais. O crescimento do BRICS, que passou a incluir nações como Arábia Saudita e Irã, fortalece a capacidade do grupo de mediar conflitos e promover a estabilidade.
Os representantes também manifestaram apoio à UNIFIL (Força Interina da ONU no Líbano), condenando ataques contra a missão de paz e reafirmando a necessidade de segurança para suas operações. Além da causa palestina, o BRICS expressou solidariedade aos esforços de resolução de conflitos no Líbano, Iêmen e Sudão.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.