443 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirma já ter os votos necessários para aprovar o projeto de lei que concede anistia aos golpistas de 8 de janeiro. Segundo ele, há pelo menos 309 deputados favoráveis, número superior ao mínimo necessário para mudanças na Constituição.
A estratégia da extrema direita é pressionar o novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na reunião de líderes partidários nesta quarta-feira (3). O objetivo é colocar a proposta em votação na semana seguinte, em 7 de abril. A medida ocorre no momento em que Jair Bolsonaro e sete aliados tornaram-se réus no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
Nos bastidores, bolsonaristas esperam que o avanço do projeto sirva como instrumento de pressão sobre o STF para amenizar as punições aos envolvidos. O centrão e partidos da direita avaliam que há apoio suficiente para aprovar a urgência do texto, mas a decisão final de levá-lo à votação depende de Hugo Motta, que já enfrenta pressão da ala radical bolsonarista.
Bolsonaro, ciente de que o projeto pode não avançar no Senado, usa a tramitação na Câmara como estratégia política. Seu objetivo é reforçar a narrativa de que é alvo de perseguição judicial e questionar a legitimidade das decisões do STF. Mesmo que o texto não prospere, a simples aprovação na Câmara servirá para alimentar sua retórica golpista.
Além da anistia, Bolsonaro quer consolidar sua base radical e obter apoio internacional, mostrando que ainda tem influência no Congresso. No entanto, setores democráticos já articulam resistência para impedir essa manobra vergonhosa de impunidade.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.