1832 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a ser reconhecido como mediador pela Ucrânia e se reunirá com o presidente russo Vladimir Putin em Moscou, no dia 9 de maio. Antes disso, Lula conversará por telefone com Volodymyr Zelensky, marcando um novo capítulo na busca por uma solução pacífica para o conflito no leste europeu.
A reaproximação ocorre em meio à incerteza gerada pela postura errática de Donald Trump, que tem adotado medidas unilaterais e chegou a humilhar publicamente Zelensky. Diante desse cenário, o líder ucraniano pediu a interlocução do Brasil, recolocando Lula como um agente de diálogo.
Lula viajará à Rússia a convite de Putin para os atos do Dia da Vitória, data histórica para os russos que marca o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa. No encontro, o presidente brasileiro pretende reforçar a necessidade de negociações para um cessar-fogo, reiterando a posição do Brasil e da China como alternativas diplomáticas viáveis.
Apesar da reaproximação, Lula não escondeu certo descontentamento com Zelensky, lembrando que o presidente ucraniano já havia descartado seu papel como mediador. "Espero que ele esteja agora interessado na paz", disse Lula ao confirmar o telefonema.
A diplomacia brasileira considera a atual conjuntura uma oportunidade para retomar protagonismo nas negociações internacionais, especialmente após os recentes desgastes dos EUA na condução do conflito.
Com informações do g1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.