1277 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) avalia solicitar asilo político nos Estados Unidos, mas, para isso, precisará justificar perseguição no Brasil e fornecer informações detalhadas ao Departamento de Segurança Nacional americano, incluindo dados sobre seu histórico e o de seus familiares. Seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado.
Atualmente nos EUA com visto de turista, Eduardo já consultou advogados especializados em imigração e informou à Casa Branca sobre sua intenção de permanecer no país. Ele admitiu em entrevista que considera formalizar o pedido de asilo, mas também avalia a possibilidade de obter um visto de trabalho. Seu afastamento da Câmara dos Deputados foi oficializado em 21 de março.
Para avançar com a solicitação, Eduardo terá que preencher um extenso formulário de 12 páginas, fornecendo informações sobre sua vida pessoal, profissional e política. O documento exige que ele selecione pelo menos um dos seis motivos aceitos para o asilo: perseguição por razões de religião, opiniões políticas, raça, nacionalidade, pertencimento a um grupo social específico ou convenções internacionais sobre tortura.
Um dos trechos mais delicados do formulário exige que Eduardo informe se algum de seus familiares já foi acusado, denunciado, preso ou condenado fora dos EUA. Nesse ponto, ele precisará declarar o indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal e a denúncia da PGR pelos crimes de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e outros ataques à democracia. Além disso, deve relatar o histórico militar e parlamentar do pai e a atuação política de seus irmãos, Flávio, Carlos e Jair Renan.
O pedido de asilo será analisado pelo Departamento de Segurança Nacional ou por um juiz de imigração. Se for negado e Eduardo não tiver um status legal de permanência nos EUA, ele pode ser deportado. Além disso, qualquer informação falsa prestada no processo pode resultar em punições severas por perjúrio.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.